terça-feira, 11 de outubro de 2022

Deus está morto ou não?

A asseveração de Nietzsche de que Deus está morto é paradoxal. Afinal de contas, Deus sendo Eterno como assim estaria morto? Certamente, o autor da frase não queria dizer que Deus tinha deixado de existir, isto é, morrido. Ele questionava se era razoável ter fé em Deus e pautar nossas atitudes nisso. Ele, então, recusava Deus, entendendo que os demais poderiam se livras dos valores impostos.  

Hoje em dia muita gente discorda veementemente do filósofo supracitado, porém, age como se Deus tivesse morrido. Vive numa comunidade cristã ditando as normas sem ao menos considerar as coisas em oração à Deus. Dito de outra forma, tomam decisões eclesiásticas sem consultar a vontade de Deus. Neste caso, age como se Deus não existisse ou morto estivesse.

Não tenho tempo para abordar a questão de maneira ontológica, mas apenas fomentar uma reflexão no distinto ledor. Isto porque às vezes critica-se de maneira contundente algo, quando está agindo de forma semelhante. 

Para o autor deste blog Deus não está morto, naturalmente, mas não pode agir como se Ele não existisse, por isso que busca ouvi-lo cotidianamente através da Bíblia. Deus está vivo e fala até hoje por meio das Escrituras Sagradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário