terça-feira, 4 de outubro de 2022

Experiências...

Na internet tem de tudo! Muita coisa mesmo, porém, não significa que todo conteúdo é verdadeiro, e que precisa ser copiado. Aliás, temos o péssimo hábito de sair propalando as coisas sem ver a veracidade, agimos como meros repetidores sem nenhum tipo de reflexão e senso crítico. Não é a toa que engolimos moscas, muitas moscas.

Numa das redes sociais mais acessadas no país certa pessoa conta a sua experiência do chamado batismo com o Espírito Santo. De início afirmo que tal pessoa é sincera e cheia de boa intenção, divulga com o desejo de ajudar outras pessoas. Contudo, apesar de bem intencionada, incorre em erro e, pior induz outros ao mesmo erro.

Começa citando a Bíblia, um versículo fora do contexto, depois outro dessa vez no evangelho de João onde menciona que o Espírito Santo seria dado de uma vez por todas, para sempre. Não obstante os textos sacros ditos de maneira indevida, fala que sua experiência foi algo marcante, pois havia um desejo em sua alma de conseguir.

Narra que sentia-se frustrada achando que não receberia tal benção, comumente chamada de “segunda benção”. Chegava ao ponto de achar que sua oração não teria eficácia caso solicitada por outra pessoa. Mesmo convertida teve muita dificuldade, inicialmente, mas Deus foi trabalhando em sua vida. Alegou que ocorreu uma obra sobrenatural em sua vida. Ora, toda ação divina é de cunho sobrenatural. Sendo que enfatiza isso.

Teve um sonho sendo batizada no Espírito Santo. Isto ficou gravado na sua mente e coração. Numa reunião cúltica houve uma cura mediante oração feita pela mesma. Foi então que um líder religioso disse-lhe que seria batizada no Espírito naquele mesmo dia. Houve certa ansiedade naquele ínterim, até que na vigília de oração teve uma visão. Durante a visão foi então batizada no Espírito, imediatamente falando em línguas estranhas. A partir daí obteve a direção de Deus em tudo.

Encoraja as pessoas a buscar o batismo com o Espírito, apesar de sua experiência não haver tal busca. De qualquer forma está registrada a experiência dela. Se queria falar, assim fez, porém, não deve ser tomada como padrão.

Agora, teço comentários: primeiramente, a Bíblia é a única regra de fé e prática. Esta é normativa e autoritativa. Nenhuma experiência por mais sincera e legítima que seja poderá constituir modelo para outrem. Segundo, que a experiência desta pessoa é completamente diferente de outra e de outra e, assim por diante. No caso dela não buscou o batismo no Espírito, mas recebeu enquanto teve uma visão. No final, sugestiona outras pessoas buscarem o batismo apesar de não ter ocorrido assim com ela. Então, deduz-se que nem a experiência dela é padrão para outras pessoas.

Em terceiro lugar destaco os versículos isolados, citados aleatoriamente, sem o desejo de entendê-los dentro de seus contextos. Como é recém convertida não foi ensinada corretamente ou não aprendeu direito. Quarto, para autenticar sua experiência menciona visão como meio de revelação. A visão não ficou clara, diria parcial. Ainda assim, trata-se de uma revelação extra bíblica, afinal não se constitui da Palavra de Deus. Ademais, a Bíblia é a revelação inspirada, inerrante, infalível, perfeita e, sobretudo completa.

Quinto, menciona línguas estranhas como sinal do batismo no Espírito. Sei que não mencionou texto de Atos dos Apóstolos, porém, baseia-se provavelmente neste livro de Lucas. Isto porque basicamente todo mundo utiliza tal livro. No entanto, as línguas da experiência hodierna não tem nada a ver com as línguas faladas no dia de Pentecostes. Sexto, usou terminologia inapropriada associando sua experiência com o selo do Espírito Santo - como obra distinta da conversão. Todavia, um novo convertido não precisa saber tudo, mas precisa ser orientado à luz da Bíblia Sagrada. Eis a hercúlea responsabilidade dos líderes religiosos contemporâneos, portanto.

Termino dizendo que temos dezenas, centenas, milhares de experiências de pessoas no arraial religioso, mais não torna-se padrão pra ninguém, exceto se estiver realmente embasado na Palavra de Deus. Admite-se que trata-se de pessoas com fé, sinceras e tementes a Deus, porém, não deve ser imitadas tampouco divulgados como padrão. A despeito das experiências, já viu o que realmente a Bíblia diz acerca do batismo com o Espírito Santo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário