quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Espírito Santo no Antigo Testamento

Nesta postagem quero falar sobre a quantidade de vezes que aparece a expressão "Espírito Santo" no Primeiro Testamento. Muitas pessoas, provavelmente, acham que o termo ocorre inúmeras vezes, quem sabe uma centenas delas. Contudo, uma análise mais apurada verifica-se que não é bem assim.

Antes de tudo, não pretendo negar a existência do Espírito Santo naquele período conhecido como Velho ou Antigo Testamento. Não se trata disso. Levanto apenas a questão relacionada a quantidade de vezes que aparece nos escritos sacros. Ademais, acredito piamente na revelação progressiva. 

Dito isso, vou transcrever os versículos que aludem ao vocábulo Espírito Santo:

"Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo" (Salmo 51.11).

"Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles" (Isaías 63.10).

"Todavia se lembrou dos dias da antiguidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está agora o que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o que pôs no meio deles o seu Espírito Santo?" (Isaías 63.11).

Pois bem, em todo o Antigo Testamento, no texto hebraico, aparece apenas três vezes o vocábulo "Espírito Santo"! O leitor ficou surpreso? Eu mesmo quando comecei a pesquisa achei que encontraria muito mais até mesmo por considerar o Primeiro Testamento extenso. Contudo, não foi conforme eu pensava. 

A intenção não foi dar uma de "sabidão" sequer fazer espécie de "pegadinha", porém, mostrar que sabemos bem menos do que pensamos quando o assunto é Bíblia. Apesar disto quero encorajar a ler a Bíblia de maneira cuidadosa e atenciosa também. 

Que o Eterno nos ajude nessa tarefa hercúlea. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário