quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Gênesis 1.2: "E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas".

O versículo aludido é muito citado, porém, pouco compreendido. Detenho-me apenas na expressão "Espírito de Deus". Comumente diz-se que refere-se a "Terceira Pessoa da Santíssima Trindade". Será isso que o verso está afirmando? 

A essa altura preciso dizer que creio, piamente, na presença e atuação da Trindade na criação. Entretanto, o versículo não abarca as outras duas pessoas: Jesus e o Espírito Santo. Diz, simplesmente, que Deus criou todas as coisas. 

O que estou dizendo que o autor sacro não tinha a pretensão de mostrar que Jesus e/ou o Espírito Santo estava atuando na criação. Até porque não tinha a ideia de Trindade como concebemos à luz do Novo Testamento. Acontece que muita gente projeta conceito neotestamentário em textos do Antigo Testamento causando assim grande confusão e, tendo por sua vez a compreensão prejudicada. 

Por exemplo, em o Evangelho de João capítulo 1 sabemos que Jesus estava com Deus e era Deus, nada do que foi feito se fez sem a atuação da pessoa bendita de Cristo Jesus, mas o versículo de Gênesis 1.2 não tem nenhuma referência ou inferência de que Jesus estava participando do ato criador. 

Dito isso, é preciso entender o verso dentro do conjunto da obra de acordo  com o Antigo Testamento. A palavra hebraica "ruach" tem a ideia de "ar em movimento". Guarde essa ideia em mente. Logo, significa "sopro", "vento", "espírito". 

O vocábulo "espírito" em português soa um tanto vago, além disto até hoje é mal compreendido. Talvez devido o fato de ser abstrato. Já a língua hebraica, não; é concreta. Quando utiliza "ruach" o que se tem em mente é a ideia mencionada acima.

Isso significa que é melhor sempre empregar "sopro" devido o conceito linguístico. Outros termos dependerão, naturalmente, do texto e contexto. Por isso, o versículo diz ao pé da letra que "o sopro de Deus pairava sobre a face das águas". Outra tradução plausível é "o vento de Deus..." Ambas comportam a ideia de "ar em movimento" da palavra "ruach". 

Então, o que o versículo está indicando é a "atividade de Deus" na criação! Deus está agindo por meio do "sopro" ou "vento". Em hipótese alguma está asseverando, aqui, que o Espírito Santo concebido como terceira pessoa da Trindade está atuando. Sequer os ouvintes tinham ideia do Espírito Santo muito menos de Jesus.

Na verdade, mostra Deus em atividade no ato da criação. Repito: se quiser fazer a afirmação tanto do Espírito Santo quanto de Jesus temos que avançar e, ver as atuações dentro dos respectivos textos e contextos. Agora, é falacioso dizer que o Espírito de Deus conforme muitas versões refira-se em Gênesis 1.2 ao Espírito Santo. Ademais, no hebraico não tem letra maiúscula ou minúscula - é tida como quadrática adotando-se o mesmo padrão. Até mesmo quando usa-se Espírito em maiúsculo trata-se de uma interpretação do tradutor. Outro tradutor pode, por exemplo, colocar espírito em minúsculo. O que sempre será determinante será o texto hebraico considerando texto e contexto, além de noção linguística, cultural, etc e tal.  

De qualquer forma, o texto hebraico - me atenho a ele somente - indica que o "ruach elohim" aplica-se, perfeitamente, ao sopro divino naquele ato criativo. É isto que o texto diz e, eu não posso ir além dele.  

Observação: O texto em hebraico, abaixo, é para o leitor certificar que realmente não há letra maiúscula ou minúscula como muitos supõem. Além disto, a ideia de "ar em movimento" precisa ser levado em consideração. A língua hebraica é lida da direita para a esquerda.

וְהָאָ֗רֶץ הָיְתָ֥ה תֹ֨הוּ֙ וָבֹ֔הוּ וְחֹ֖שֶׁךְ עַל־פְּנֵ֣י תְהֹ֑ום וְר֣וּחַ אֱלֹהִ֔ים מְרַחֶ֖פֶת עַל־פְּנֵ֥י הַמָּֽיִם׃

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