sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Espírito de Deus significa o Espírito Santo em Gn 1.2?

Bato na mesma tecla. A expressão "Espírito de Deus"em Gênesis 1.2 é mal compreendida. Geralmente atribui-se ao próprio Espírito Santo pairando sobre a face das águas. Contudo, não é isso que o versículo está dizendo.

Isto acontece porque há uma tendência de ver o Antigo Testamento pela ótica do Novo Testamento. Acaba-se introduzindo conceito neotestamentário. Penso que é importante ler o Antigo Testamento em seu sentido original.

Em suma, Espírito de Deus é Deus em ação. O Antigo Testamento ensina que o Espírito de Deus é sobrenatural, e Ele é sempre Deus. É compreendido como uma atividade ou uma energia, que sempre se move, realiza e produz. 

Vale lembrar que o pensamento do Antigo Testamento é interessado na atividade de Deus e não no problema metafísico do ser de Deus. O Espírito de Deus é reconhecido na sua operação, e esta operação é reconhecida como operação do próprio Deus. Certamente  a revelação posterior do A.T., e especialmente do N.T., leva-nos a perceber que é o Espírito pessoal de Deus atuando.

Agora, devemos compreender o Espírito de Deus no versículo supracitado não como o Espírito Santo, mas Deus atuando na criação. Refere-se, literalmente, ao sopro de Deus e/ou vento de Deus (ou a força de Deus) manifestando-se, ativo ao trazer a ordem para o caos.

É isto que se entende pautado no texto hebraico, considerando o Primeiro Testamento, o resto é pura ilação quando não, conjectura. Fiquemos com a Bíblia. Aprendamos com ela, portanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário